quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

STEPS BABY LOUNGE - ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL


Steps Baby Lounge - Espaço de Desenvolvimento Infantil
São Paulo - SP
Planejamento do espaço, layout e design de mobiliário infantil
2002

A Steps é um espaço para educação e desenvolvimento de bebês e crianças pequenas. Pensada com uma proposta da neurociências para o desenvolvimento infantil, a Steps propicia um ambiente super estimulante para aprendizagem e construção de saberes. O bebê, em conjunto com seus pais, participa de atividades como música e movimento, onde pela brincadeira corporal e sensorial potencializa-se seu o desenvolvimento cognitivo.
O trabalho realizado para essa "academia" infantil foi da concepção das salas, dos espaços de jogos, dos brinquedos para uso das atividades motoras, mobiliário para atividades de música, artes e concepção, além do desenvolvimento dos espaços para as salas de atividades da Escola Sementinha, na qual as atividades iniciadas no Babylounge (musica, movimento, artes e brincadeiras) são desenvovidas com as crianças maiores.



PROJETO COLÉGIO AUGUSTO LARANJA - EDUCAÇÃO INFANTIL

São Paulo - SP
Edifício para Educação Infantil
2007

A Educação Infantil do Colégio Augusto Laranja foi inteiramente pensada na criança de 0-6 anos. As janelas baixas possibilitam ver o que acontece do lado de fora, os pisos das salas sao claros e uma ameba de outra cor indica o local para  reunião do grupo, sem limitar os espaços. Cada sala possui a sua individualidade adaptando-se ao projeto curricular do professor.
O parque possui diversas texturas, materiais, cheiros e cores. Focamos os estímulos sensorias e equipamentos que potencializem o desenvolvimento sensório motor e os jogos do imaginário. 


As cores aparecem na pista de corrida, na parede e escalada e a lousa, mas mantém uma estética que possibilita a intervenção da criança na “Arte no Muro”.
O paisagismo é integrado com a brincadeira e o repertório da criança. Composto de plantas medicinais e ervas aromáticas, possibilita trazer e levar
cheiros e gostos para casa ou mesmo incrementar o lanche.


Pensado na criança e no processo educativo, o projeto permite que a criança envolva-se nas atividades educativas, ao mesmo tempo em que é acolhida
integralmente nas suas especificidades.


APRESENTAÇÃO - OFICINA DE BRINCAR

Arquiteta e doutora Adriana Freyberger, responsável pelo escritório Oficina de Brincar.


Oficina de Brincar é um escritório de arquitetura que busca pela arquitetura e pela pesquisa na área da educação, valorizar os espaços da infância, escutando a opinião dos educadores e privilegiando a voz da criança, possibilitando que parques, brinquedos, salas e outros lugares sejam reconstruídos autonomamente por seus autores ( adultos e crianças).

Pensar em projetos/espaços para correr, dançar, pular, esconder, brincar de casinha e imaginário, com objetos lúdicos, leves, coloridos que valorizam a simplicidade e o jogo criando uma dinâmica rica, envolvente e flexível, potencializando os ambientes de jogo e educação. Este é o nosso trabalho.

A flexibilidade dos materiais e seu múltiplo uso facilitam a adaptação às várias atividades. O espaço é desenhado para o uso da criança e da ação do brincar. Grupos de faixas etárias diferentes convivem em harmonia quando se contempla as necessidades e demandas de cada faixa etária.